II Encontro da ReDAPTS - ATS para o SUS: Experiências e Desafios para Análise Econômica

Fundação Oswaldo Cruz Brasília

novembro 8, 2018 – novembro 9, 2018


Inscrições de autores e submissões prorrogadas até o dia 31 de outubro de 2018!

É com enorme satisfação que anunciamos a realização do II encontro da Rede Distrital de Avaliação de Políticas e Tecnologias em Saúde (ReDAPTS). O  tema do encontro é “Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) para o Sistema Único de Saúde (SUS): experiências e desafios para análise econômica”.

O evento tem por objetivo apresentar trabalhos técnicos produzidos e relatos de experiências implementadas, cujo intuito é contribuir com o fortalecimento da ReDAPTS, fomentar a capacitação técnica dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde e disseminar  a relevância da ATS para o Distrito Federal e entorno.

A programação abordará temas relevantes e atuais para o fortalecimento da relação entre o SABER – FAZER em saúde, com foco em análises econômicas e avaliação de tecnologias em saúde em hospitais e na regulação sanitária. Para isso, contará com mesas redondas que tratarão os desafios da ATS nos dias atuais e um panorama geral da Avaliação Econômica e sua aplicação na gestão.

Os trabalhos a serem apresentados são de profissionais da saúde, gestores, pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de saúde.

O evento será realizado nos dias 08 e 09 de novembro de 2018, no auditório interno e salas 08 e 09 da Fiocruz Brasília, localizada na Avenida L3 Norte, Campus Universitário Darcy Ribeiro, DF, 70910-900.

<Clique aqui e acesse a Chamada Pública completa>

 

I. Informações sobre as inscrições

VAGAS LIMITADAS

Inscrições de participantes SEM SUBMISSÃO de trabalhos*:

  • De 15 a 31 de outubro de 2018

  • Taxa de Inscrição: GRATUITO

*O participante deve realizar sua inscrição na plataforma do evento campo "INSCRIÇÕES".


Inscrição de participantes COM SUBMISSÃO de trabalhos*:

  • De 15 a 31 de outubro de 2018

  • Taxa de Inscrição: GRATUITO

*O autor que deseja submeter  trabalho, preliminarmente, deverá realizar sua inscrição na plataforma do evento, no campo "INSCRIÇÕES". Na sequência, no campo "SUBMISSÕES",  o resumo do trabalho poderá ser submetido. O autor que tiver seu trabalho aprovado deverá confirmar sua presença para apresentação oral e nos enviar a apresentação, de acordo com o template do evento, para o endereço eletrônico redaptsdf@gmail.com, até o dia 06 de novembro de 2018.

 

II. Linhas de pesquisa

1. Avaliação de Programas, Serviços e Tecnologias em Saúde (APSTS): trata-se de pesquisas operacionais de utilização, adesão, avaliação e monitoramento das ações e serviços de saúde implantados no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE). Inclui também experiências sobre o uso de evidências para avaliação, incorporação, monitoramento e gestão de tecnologias, apoio a processos judiciais implantação de programas e serviços de atenção à saúde.

2. Assistência Farmacêutica (AF): trata-se de estudos direcionados à organização das ações e serviços relacionados à  medicamentos em suas diversas dimensões, incluindo acesso, uso racional, monitoramento e avaliação.

3. Avaliação de Tecnologias em Saúde na Regulação Sanitária (ATS-REGSAN): trata-se de estudos de avaliação crítica de evidências úteis para o arcabouço regulatório, envolvendo fases de registro e pós-comercialização de produtos sujeitos à vigilância sanitária e segurança do paciente considerando o ciclo de vida das tecnologias em saúde e os critérios de avaliação envolvidos – eficácia, segurança, efetividade e eficiência.

4. Análises Econômicas em Saúde (AES): trata-se de estudos de custos de doenças, de tecnologias e análises de custo-efetividade e custo-utilidade voltados para apoiar as decisões em saúde.

 

III. Formato do Resumo

  • Resumo com 400 palavras (máximo)

  • Até 8 autores (máximo) por trabalho

  • Formato padrão: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão

 

IV. Apresentações Orais

  • Os resumos considerados aceitos serão alocados em salas para exposição oral (Sala 08 e 09).

  • O apresentador terá 5 minutos para apresentação em formato vinhetas (conforme template do evento).

 

V. Premiação

  • Trabalhos destaques serão premiados com menção honrosa.

  • Será fornecida menção honrosa para resumos que obtiverem, segundo os avaliadores na plataforma virtual, a pontuação 10.

  • A apresentação oral não contará como pontuação para menção honrosa.

 

VI. Certificação

  • A Fiocruz Brasília emitirá certificado de participação do Evento, aos participantes que tiverem frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades do evento.

 


Informações sobre a Conferência



Rede Distrital de Avaliação de Políticas e Tecnologias em Saúde (ReDAPTS)

Programa de Evidências para Políticas e Tecnologias de Saúde (PEPTS)

Contato: pepts.fiocruz@gmail.com

Telefone: (61) 3329-4602/4720